Metodo Woas
Introdução
1. O desenvolvimento de um bom trabalho depende diretamente de um conjunto harmonioso composto pelo trabalhador, equipamentos e locais adequados para realização de tarefas. Estes fatores integrados, irão determinar um melhor desempenho das atividades, bem como, uma melhor utilização dos recursos disponíveis. Possivelmente em função da natureza da tarefa, das diferentes formas de executá-la e de interagir com a organização do trabalho, alguns indivíduos apresentam problemas de saúde que podem se manifestar de diferentes formas, como as doenças do sistema músculo esquelético entre elas as posturais. Existem vários métodos diretos para a avaliação postural, entre eles o OWAS. Pois a “dor nas costas” é uma das maiores causas de afastamento do trabalho e de sofrimento humano.
OWAS
1. Ovako Working Posture Analysing System. Foi criado pela OVAKO OY em conjunto com o Instituto Filândes de Saúde Ocupacional, na Finlândia, com o objetivo de analisar posturas de trabalho na indústria do aço. Método prático para identificar e avaliar postura de trabalho desfavorável. Posteriormente as posturas são analisadas e mapeadas a partir da observação dos registros fotográficos e filmagens do indivíduo em uma situação de trabalho.
Qual a melhor maneira de avaliar a postura?
1. Durante a observação são consideradas as posturas relacionadas às costas, braços, pernas, ao uso de força e a fase da atividade que está sendo observada, sendo atribuídos valores e um código de seis dígitos.
Classificação de postura
1. analisar as atividades;
2. observar a freqüência e o tempo despendido em cada postura;
3. analisar as atividades através de vídeo acompanhado de observações diretas;
4. atividades cíclicas: todo o ciclo
5. atividades não cíclicas: mínimo 30 seg.
6. estimar a proporção do tempo das posturas assumidas.
1. Durante a observação são consideradas as seguintes posturas:
2. 1º Dígito - Costas
3. -ereta
4. -Inclinada para frente ou para trás
5.