Engenharia orientada a serviços e engenharia orientada aspectos
ENGENHARIA ORIENTADA A SERVIÇOS E
ENGENHARIA ORIENTADA ASPECTOS
SÃO PAULO
2012
CENTRO UNIVERSITÁRIONOVE DE JULHO
ENGENHARIA ORIENTADA A SERVIÇOS E
ENGENHARIA ORIENTADA ASPECTOS
Trabalho para a aula de Processo de Desenvolvimento de Software, referente ao tema Engenharia Orientada a Serviços(SOA) e Engenharia Orientada a Aspectos.
SÃO PAULO
2012
SUMÁRIO
SUMÁRIO 3
Introdução 4
O que é Engenharia Orientada a Serviço (SOA)? 5
Conceito de SOA 5
Porque utilizar SOA? 6
Tecnologias Ligadas a SOA 8
Exemplo de SOA 9
Engenharia Orientada a Aspectos 10
Ferramentas para Orientação a Aspectos 11
Conclusão 12
Referências Bibliográficas 13
Introdução
Esta pesquisa tem como objetivo conceituar os temasEngenharia Orientada a Serviço (SOA) e Engenharia Orientada a Aspectos.
Em relação ao SOA veremos que este tipo de arquitetura busca agrupar sistemas por meio de conjuntos de interfaces de fracamente acopladas, onde os serviços não necessitam de detalhes técnicos da plataforma dos outros serviços para a troca de informações a serem realizadas.
Em relação a Engenharia Orientada a Aspectos este tipo de arquitetura busca mostrar a estrutura estática do aspecto e especifica pontos de conexão bem definidos, que são a base da ligação entre componentes. Como essa abordagem utiliza o conceito de porta, a expansibilidade da conexão se torna possível graças a esses pontos de extensão.
O que é Engenharia Orientada a Serviço (SOA)? Para iniciar a compreensão de arquitetura orientada a serviços (SOA – Service OrientedArchitecture) é necessário informar que ela não é serviço.
SOA é um estilo de projeto que guia todos os aspectos de criação e uso de serviços de negócio através de todo o ciclo de vida de desenvolvimento (desde a fase de concepção até a aposentadoria de serviços), bem como trata da definição e do provisionamento da infra-estrutura de TI que permite que diferentes aplicações troquem dados e