Engenharia de software
Projeto de Arquitetura
Cap. 11 Sommerville 8 ed.
Engenharia de Software
• Introdução: - O projeto de arquitetura vem após os requisitos. Sistemas grandes devem ser decompostos em sub-sistemas. - Vantagens de projetar e documentar a arquitetura do software:
Comunicação de Stakeholders. Análise de Sistema. Reuso.
Engenharia de Software
- A análise da arquitetura força os projetistas a considerar aspectos principais do projeto no início. - A arquitetura pode ser definida com base nos RNF do sistema, tais:
Desempenho (Pouca comunicação, componentes de alta granularidade) Proteção ( Arquitetura de camadas para proteger itens críticos) Segurança ( Sub-sistema exclusivo para tratar a segurança) Disponibilidade ( Componentes redundantes) Facilidade de Manutenção ( Componentes de baixa granularidade)
- Um projeto de subsistema é uma decomposição de um sistema em componentes de alta granularidade, cada um podendo ser um sistema substancial independente.
Sistema de Visão
Engenharia de Software
Diagrama de Blocos de um sistema de controle robotizado de empacotamento
Sistema de identificação de objetos
Controlador de braço
Controlador de garra
Sistema de Seleção de embalagem Sistema de Empacotame nto
Representação ideal para stakeholders. Omite detalhes importantes para o projeto.
Controlador de esteira
Engenharia de Software
Decisões de projeto de arquitetura: O projeto de arquitetura é um processo criativo em que se tenta estabelecer uma organização do sistema que satisfaça os RF e os RNF. Os arquitetos do sistema precisam responder a questões fundamentais: - Existe uma arquitetura genérica que pode ser utilizada? - Como será a distribuição do sistema entre os vários processadores? - Como as unidades estruturais do sistema será decomposto em módulos? - Como o projeto de arquitetura será avaliado? - Como documentar a arquitetura do sistema?
Engenharia de Software
• Estilo