CIÊNCIA E CULTURA: UMA OUTRA RELAÇÃO ENTRE SABER E TRABALHO
SABER E TRABALHO
Eloisa Helena Santos 1
RESUMO
o
artigo discute a relação entre os engenheiros e os trabalhadores da fábrica, entre concepção e execução, como espaço de trabalho de um saber que possibilita o desenvolvimento do projeto tecnológico de uma empresa.
A diferença entre trabalho prescrito e. trabalho real, entre trabalho abstrato e trabalho concreto e a relação entre a ciência e cultura dão suporte à discussão do tema central.
RÉSUMÉ
L'articfe discute le rapportentre lesingénieurs et les ouvriers, entre conception et exécution, comme espace de travail d'un savoir qui permetle développement du projet technologique d'uneentreprise. L'espace entre travail prescrit et réel, entre travail abstrat et concret et le rapport entre science et culture donnent de suport à la discussion du thême central.
Professora da Faculdade de Educação da UFMG e membro do NETE.
Eloisa Helena Santos
o presente artigo foi extraído da minha tese de doutorado "O saber em trabalho. A experiência
, de desenvolvimento tecnológico pelos trabalhadores de uma indústria brasileira"-. Esta tese retorna uma pesquisa feita há alguns anos, na Usi3 mec , indústria de bens de capital situada em !patinga, Minas Gerais.
O primeiro momento da pesquisa estava centrado na aprendizagem da profissão de caldeireiro no quotidiano do trabalho na fábrica, assim como nas relações que aí se estabelecem. Ela foi sistematizada em "Trabalho e educação: o quoticliano do operário na fábrica", dissertação apresentada ao Mestrado em Educação da Faculdade de Educação da UFMG, em 1985.
A necessidade de ultrapassar o limite que circunscreve a dissertação gerou a problemática sobre a qual eu me debruço no doutorado.
Este limite pode ser definido pela dificuldade em analisar b quotidiano do trabalhador na fábrica como "espaço de vida", como "movimento real dos trabalhadores", onde é produzido algo diferente daquilo que lhe é imposto.
No mestrado, minha análise reduz a