Código ur namu
O código de Ur-Nammu, recebe este nome por ter sido criado por Ur-Nammu (2113-2096 a.C.), primeiro rei e fundador da Terceira Dinastia de Ur, que fez renascer o poder sumério na Mesopotâmia, localizada ao sul da Mesopotâmia , Ur era uma região de terras férteis, com a economia baseada na agricultura e no comércio, habitada por caldeus, e considerada a terra de Abraão, segundo o livro bíblico de Gênesis. A Mesopotâmia por sua vez, era banhada por dois importantes rios, o Tigre e o Eufrates.
Durante seu governo, Ur-Nammu criou um sistema administrativo eficiente, o qual cada cidade tinha seu próprio governante, sendo esse, escolhido pelo rei. Ur-Nammu era um rei, guerreiro e poderoso, estabeleceu a justiça em suas terras, erradicou a violência, a fome e a calúnia. Ur-Nammu reinou por dezoito anos, e seu filho por quarenta e sete anos.
Embora morrer em uma batalha, não fosse comum para um rei como Ur-Nammu, foi desta maneira que ele faleceu, lutando contra os gucianos, que continuaram por incomodar a Suméria, por toda a Terceira Dinastia.
O Código de Ur-Nammu, foi promulgado transformando em leis, alguns costumes antigos da região. É conhecido como o texto jurídico mais antigo, sendo assim o primeiro código de leis da humanidade, contendo 282 leis, com relação a propriedade, direitos da mulher,herança, comércio, propriedade, adultério, família, escravidão, e falsas acusações, que vigorou por 300 anos. O código consiste em uma tábua de 20 cmx 10 cm e foi encontrado apenas no ano de 1952 por um professor da Universidade da Pensilvânia, e hoje se encontra exposto no Museu de Istambul, na Turquia.
Algumas leis contidas no Código:
* Se um homem matar outro homem deverá ser morto;
* Se um homem for culpado de roubo deverá ser morto;
* Se um homem for culpado de sequestro deverá ser preso e condenado a pagar 15 shekels de prata;
* Se um escravo se casar com uma escrava, e esta cativa for posta em liberdade, então nenhum