Células estaminais
Este trabalho vai centrar-se na utilização de células estaminais adultas em pessoas com lesões medulares e nas suas vastas aplicações terapêuticas. As células estaminais adultas são células que se encontram em vários tecidos do organismo adulto que permanecem num estado indiferenciado. As células estaminais adultas podem diferenciar-se de modo a produzir todos os tipos especializados de células do tecido de onde são colocadas excepto células dos anexos, designam-se por células pluripotentes. As células estaminais adultas podem ser capazes de dar origem a uma extensa variedade de tipos celulares diferentes. Actualmente, existem várias limitações à utilização de células estaminais adultas:
• Estas células também poderão não ter a capacidade de multiplicação que as células estaminais embrionárias possuem.
• As células estaminais adultas podem ser difíceis de isolar e purificar pois muitas vezes estão presentes em quantidades muito diminutas.
• Ao longo do seu tempo de vida, as células estaminais adultas podem gerar anomalias no DNA – causadas pela exposição solar, toxinas, e erros na cópia de mais DNA.
Uma das principais aplicações é produzir células e tecidos para terapias medicinais. Atualmente, órgãos e tecidos doados são frequentemente usados para repor aqueles que estão doentes ou destruídos. Infelizmente, o número de pessoas