Celulas estaminais
Clonagem de células estaminais
A diferenciação celular é o processo pelo qual as células vivas se "especializam" para realizar determinada função.
Após a fecundação, do óvulo com o espermatozóide, forma-se uma nova célula que irá, por mitose e citocinese sucessivas, originar um organismo multicelular. O ovo é, assim uma célula totipotente, isto é, tem todas as possibilidades para originar outras células, que por sua vez estas células-filhas, poderão originar diferentes tipos de células.
As primeiras divisões do ovo originam células indiferenciadas (muito semelhantes entre si e á célula original) mas á medida que os ciclos celulares se repetem as células iniciam um processo de diferenciação, até se tornarem células especializadas.
Cada célula especializada desempenhará, num determinado tecido, uma função, de acordo com as características que apresenta. Para se compreender o processo de diferenciação nos organismos multicelulares, é necessário conhecer as características das células que são responsáveis pela construção do corpo das plantas e dos animais, estas células são designadas células estaminais.
Características fundamentais das células estaminais:
-são células indiferenciadas;
-têm capacidade de expansão;
-apresentam capacidade de autorrenovação.
Existem diferentes tipos de células estaminais, que são classificadas de acordo como seu potencial de diferenciação. As células estaminais podem ser então embrionárias (totipotentes e pluripotentes) e adultas (multipotentes).
Á medida que o desenvolvimento embrionário ocorre, vão sendo produzidas células estaminais multipotentes, que dão origem a células diferenciadas dos diferentes tecidos e órgãos.
A produção de um ou mais indivíduos geneticamente idênticos ao progenitor designa-se clonagem. Cada um dos indivíduos assim produzido é chamado clone.
Experiências comprovam que uma célula diferenciada pode reverter o processo de diferenciação, tornando-se novamente