O gênero e o seu papel no papel pessoal
O desenvolvimento do gênero envolve conteúdos relacionados aos cognitivos, ao emocional e ao social, essa temática esta interligada no nosso autoconceito, com ele já desde pequeno podemos perceber o nosso gênero em relação ao grupo que pertencemos entre meninos e meninas.
O gênero é o que mais nos define e nos idêntica em qualquer idade.
O papel do gênero no desenvolvimento não é só determinar o grupo em que pertencemos, mais sim de mostrar nossos rótulos de menino ou menina que são determinados de acordo com valores de cada grupo social e cultural, dizendo como se comporta as meninas e os meninos. As influências biológicas e educativas também fazem com que percebemos as diferenças e os distintos âmbitos de conduta, fazendo certa comparação entre os grupos.
Diferenças ligadas ao gênero
Já se é possível notar a diferença entre o menino e a menina, desde os primeiros meses; as meninas tem um perfil maturativo bem mais elevado do que dos meninos, e isso se pode ser percebido facilmente, sendo que nos perfis físicos e psicológicos encontramos mais diferenças comparando uma menina com a outra, do que comparando uma menina com um menino.
Entre estes dois gêneros existem certos polemica seguinte Feingold, 1992; se é possível afirmar que as meninas têm certa facilidade / vantagem maior do que os meninos em relação a aprender a linguagem, elas aprendem mais rápido a gramatica. Mas já segundo Feingold, 1993; Kerns e Berenbau, 1991; os meninos não ficam muito atrás, já que eles têm uma facilidade bem maior do que as meninas em relação a matemática e as habilidades especiais.
Se for bastante notável a diferença de personalidade entre os meninos e as meninas, de uma forma os meninos são muito mais agitados do que as meninas, já as meninas são muito mais calmas, com brincadeiras mais tranquilas, são nitidamente mais emotivas, sensíveis e conseguem se expressar mais do que os meninos que já são mais tranquilos e