Relações interpessoais
PROFUNCIONÁRIO – TÉCNICO EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
POLO - ROLÂNDIA
RELAÇÕES INTERPESSOAIS: ABORDAGEM PSICOLÓGICA
ROLÂNDIA - PR
2014
GENERO NAS RELAÇÕES ESCOLARES
E
PAPEL DA MÍDIA NA ESCOLA
Trabalho apresentado junto à disciplina Relações Interpessoais: abordagem psicológica, Módulo II, Etapa I, Turma – Setembro, para o curso Profuncionários – Técnico em Alimentação Escolar, sendo orientado pela Tutora presencial Márcia Polimene Piveta.
ROLÂNDIA - PR
2014
SUMÁRIO
1 – GENÊRO NAS RELAÇÕES ESCOLARES 1
2 – PAPEL DA MÍDIA NA ESCOLA 2
3 – BIBLIOGRAFIA 3
GÊNERO NAS RELAÇÕES ESCOLARES
O gênero vem de uma regra gramatical da nossa língua, onde faz o uso do masculino, quando se referimos a um grande grupo de pessoas que se tem tanto homens e mulheres em um mesmo local. Essa regra nos leva a idéia de que os homens dominam as relações de poder.
Dentro das escolas é primordial o estudo da diferenciação entre os gêneros homens e mulheres, isso é muito importante para a formação pessoal de cada ser humano.
Definir o gênero não seria definir o sexo de cada ser humano e sim definir as características sociais e culturais de homem ou de mulher. Essa diferenciação é atribuída mediante a cultura, onde as mulheres desde cedo aprendem a serem dóceis, sensíveis e frágeis. Já os homens aprendem a ser mais duros e insensíveis.
A escola e os educadores têm grande responsabilidade nesse processo de constituição de gênero entre meninas e meninos. Os educadores devem dar flexibilidade às regras e orientar os alunos sobre as relações de gêneros.
Portanto os educadores devem ser bem instruídos para que juntos com os alunos possam ressignificarem esse papel de gênero e assim obter um resultado significativo na construção pessoal da existência de cada aluno.
1
PAPEL DA MÍDIA NA ESCOLA
A mídia na escola nos mostra como todos os meios