Células estaminais
Curso: Comunicação Social
Alunas: Marta Cabral e Mafalda Gil
CÉLULAS ESTAMINAIS
ÍNDICE
Introdução 3 1. O que são Células Estaminais? 4 2. De onde vêm os Embriões Humanos? 7 3. Outras Fontes de Células Estaminais Humanas 10 4. Clonagem Humana – Perspectiva Geral 14 5. Clonagem Humana – Os Riscos 16 6. Novidades/Curiosidades 19 7. Imagens 24 Conclusão 23 Bibliografia 25
INTRODUÇÃO
No âmbito da disciplina de Tecnologia, Ambiente, Ciências e Saúde procuramos expor um tema muito debatido na nossa actualidade – as células estaminais –, dando, assim, a conhecer aos nossos colegas o que são e quais as suas aplicações.
Pretendemos criar uma visualização crítica e objectiva sobre o tema em questão. Muitas são as questões que se levantam acerca deste tema tão mediático, entre eles a ética e a moral.
Foi um trabalho fascinante de se fazer, uma vez que descobrimos coisas que realmente desconhecíamos e que achamos interessantíssimas.
O QUE SÃO CÉLULAS ESTAMINAIS?
As células estaminais são células extraordinárias cujo destino ainda não foi "decidido". Podem transformar-se em vários tipos de células diferentes, através de um processo denominado "diferenciação".
Nas fases iniciais do desenvolvimento humano, as células estaminais do embrião "diferenciam-se" em todos os tipos de células existentes no organismo – pele, ossos, cérebro, coração, músculos, etc.
Ilustração 1. Cientistas usam células estaminais para tratar de doenças.
Os cientistas estão entusiasmados com a possibilidade de controlar o espectacular poder natural destas células para curar vários tipos de doenças.
Por exemplo, as doenças de Parkinson e Alzheimer resultam de lesões em grupos de determinadas células no cérebro. Ao fazer um transplante das células estaminais de um embrião para a parte do cérebro com lesões, os cientistas esperam substituir o tecido do cérebro que se perdeu.
Num futuro