celulas estaminais
Introdução
No âmbito da disciplina de Ciências Tecnologia Saúde e Ambiente, foi-nos solicitado que elaborássemos um trabalho sobre um tema à nossa escolha.
A principal finalidade deste trabalho reside na formação de grupos de trabalho, os quais deverão desenvolver, no decorrer das aulas do primeiro semestre, um trabalho com componente teórico e pratica que será concluído com uma apresentação pública no dia 30 de Novembro de 2011.
Durante o período estipulado pela professora, todos os grupos têm como tarefa desenvolver um trabalho que é para posterior apresentação publicamente. Cada grupo teve a liberdade de escolher o tema do respectivo trabalho. Após a escolha, cada grupo de trabalho estabelece uma estratégia de desenvolvimento, o qual deverá ser constituído por uma componente teórica.
No que toca ao nosso trabalho, a escolha do seu tema obedeceu aos seguintes requisitos por nós, previamente, delineados: ser um tema considerado pertinente por todos os elementos do grupo de trabalho; ser um tema abordado na disciplina de Ciências, Tecnologia, Saúde e Ambiente; ser um tema da actualidade e com impacto na sociedade. Após análise e reflexão o grupo de trabalho escolheu, por unanimidade, a temática das células estaminais. A razão da nossa escolha fundamentou-se no facto de se tratar de um tema da área médica com grande envolvimento da comunidade científica (a nível mundial, estão a decorrer milhares de estudos referentes a esta área). Presentemente, a utilização das células estaminais para fins terapêuticos permite curar um elevado número de doenças, particularmente na área da hematologia e da Oncologia. Por outro lado, são inúmeros os estudos e os ensaios clínicos que estão a decorrer com o objectivo de utilizar células estaminais como “arma terapêutica” em situações clínicas incuráveis com as terapêuticas convencionais (ex: Doença de Alzheimer, lesões da medula espinhal, Doença de Parkinson, entre outras).
Constata-se ainda, que devido aos