Mercado e demanda
PERFEITO, Juarez. El Mercado y la Demanda del Producto Social. Harvard Business Review – edição de julho/agosto de 1960.
2 RESUMO DO ARTIGO
O presente artigo tem como objetivo definir as distintas informações em marketing. As definições foram feitas através de uma divisão em três etapas. Essas etapas trazem consigo a análise do conceito e os limites do mercado para um produto lucrativo, passando posteriormente a usar esse conceito e análise para o caso de um produto social. Insta constar que encontra-se no texto o conceito de demanda por produto lucrativo, e a definição das tarefas fundamentais que o agente social deve considerar para o seu estudo de demanda. Enfatiza-se também a importância do ambiente e a necessidade desse nas estratégias de gestão.
3 DESCRIÇÃO DA OBRA
O artigo foi dividido em três partes, sendo que para iniciar o artigo, o autor começou buscando conceituar mercado de produto lucrativo. Para o referido autor acima citado, o conceito de mercado de produto lucrativo não é unânime entre os autores, fazendo-se necessário a junção de várias análises chegando assim a uma série de conclusões gerais. Perfeito, acabou definindo mercado como um conjunto de produtos sociais que desenvolve as relações sociais. O mercado do produto social versa de um conjunto de fatores, que são: os adotantes alvos (os que possuem a atitude ou comportamento em análise ou os que podem desenvolver essa atitude ou comportamento), o agente social (e seus substitutos),que possui a função de implantar novas idéias para os adotantes alvos e por fim os intermediários, que são indivíduos ligados aos adotantes alvos e ao agente social. Esses elementos que compõem o mercado que estipularão os limites do mercado de produtos sociais. Na visão filosófica, todas as deliberações do marketing são guiadas pela demanda, sendo assim, todas as funções de marketing e as atividades giram em torno desta. Demanda é o volume físico ou monetário