Câncer no tecido ósseo
Os ossos de nosso corpo é uma estrutura importantíssima, ela é responsável para dar suporte a partes moles do nosso corpo, protege órgãos vitais; aloja e protege a medula óssea; proporciona apoio aos músculos esqueléticos, transformando suas contrações em movimentos úteis, e constitui um sistema de alavancas que amplia as forças geradas pela contração muscular. Além dessas funções, os ossos servem de depósitos de cálcio, fosfato e outros íons, armazenando-os ou liberando-os de maneira controlada, para manter constante a concentração desses importantes íons nos líquidos corporais.
O tecido ósseo é um tipo especializado de tecido conjuntivo formado por células e uma extracelular calcificada, a matriz óssea. A única forma de nutrição dessas células é através de canalículos (Espaço muito fino que forma entre as células do osso, os canalículos ligam as lacunas ósseas, onde se encontram as células ósseas). por onde passam capilares (Vasos sanguíneos) já que a matriz calcificada não permite a difusão de substâncias até as células.
Todos os ossos são revestidos em suas superfícies externas e internas por membranas conjuntivas que possuem células osteogênicas (ou seja, células que atuam na formação óssea), o periósteo (O periósteo é uma membrana de tecido conjuntivo denso, vascularizada, fibrosa e resistente que envolve por completo os ossos, uma de suas funções é proteger os ossos e até mesmo produzir novas células para os ossos crescerem) e o endósteo (Os endósteo tem a função de nutrição e fornecimento de novos osteoblastos para o crescimento e regeneração do osso).
Câncer de Osso
Os tumores ósseos primários têm causa desconhecida. As causas dos tumores metastáticos dependem de seus órgãos de origem. A evolução de um tumor ósseo depende do seu tipo. E na maioria dos casos, nenhuma causa específica é encontrada.
Esses são definidos como um nódulo ou uma massa que se forma num osso quando células se dividem de forma incontrolável. Os tumores substituem