Tecido ósseo
O osso é considerado o maior achado na evolução dos tecidos de suporte (SCHENK, 1996). O tecido osseo é o principal constituinte do esqueleto, serve como suporte estrutural e funciona como déposito de cálcio, fosfato e outros ions, controlando suas consentraçães nos liquidos corporais (KESSEL, 1998). Segundo Tem Cate (2001), o tecido ósseo é formado por células e um material intercelular calcificado, a matriz óssea. Junqueira por sua vez diz: o tecido osseo é o constituinte principal do esqueleto, serve de suporte para as parte moles e protege órgãos vitais. Suas funções basicas são: Estrutura básica de sustentação e proteção de muitos orgãos, serve tambem de alavanca para os músculos. Além de constituir um reservatório de minerais.
Desenvolvimento
O tecido ósseo é o constituinte principal do esqueleto, protetor de órgãos vitais do organismo humano, alojando e protegendo a medula óssea, formadora das células sanguíneas. Além disso o tecido osso dá apoio aos músculos e constitui um sistema que aumenta as forças que são geradas na contração muscular.
Os ossos funcionam como deposito de cálcio, fosfato e outros íons. Este tecido é um tipo de tecido conjuntivo formado por células e material extracelular calcificado, denominado matriz óssea. Suas células são: Osteócitos , Osteoblastos e Osteoclastos.
Todos os ossos são recobertos,tanto interna como externamente, por camadas de tecidos de células osteogênicas – endósteo recobre interna e periósteo externamente.
Celulas do tecido ósseo
Osteócitos
São encontradas no interior da matriz óssea, são células achatadas que exibem pequena quantidade de retículo endoplasmático rugosos, aparelho de Golgi pequeno e núcleo com cromatina condensada. Essas células são essenciais para a manutenção da matriz óssea; que constitue uma via de transporte de nutrientes e metabolitos entre os vasos sanguíneos e os osteócitos.
Osteoblastos
São células produtoras da parte orgânica da matriz óssea; formada por colágeno