Neoplasia Óssea
Tipos
Os tumores benignos dos ossos são classificados consoantes os tecidos que propiciam o desenvolvimento de formações anómalas. Os mais frequentes e mais graves são os originados na cartilagem e no tecido conjuntivo.
O condroma é um tumor formado a partir das células de cartilagem presente nos ossos. O tumor tanto se pode desenvolver no interior da cartilagem, denominando-se encondroma, como na superfície do mesmo, designando-se excondroma. O mais comum é o encondroma, que se costuma manifestar antes dos 20 anos de idade, afectando normalmente os ossos das mãos e dos pés.
O osteocondroma é um tumor misto, formado por células ósseas e cartilagíneas, crescendo a partir da superfície do osso. Costuma surgir entre os 10 e os 20 anos de idade, encontrando-se normalmente situado nas extremidades dos ossos longos dos membros (fémur, tíbia, úmero, rádio) e junto a articulações como o joelho ou o cotovelo. Para além disso, costuma aumentar de tamanho durante a época de crescimento da adolescência. Embora geralmente apenas forme um único tumor, por vezes, é possível que se desenvolvam inúmeros tumores deste tipo, com um grande risco de se tornarem malignos com o decorrer do tempo.
O osteoma é um tumor que, embora exclusivamente formado por osso normal, é muito denso, devido ao facto de derivar do periósteo. Pode aparecer em qualquer idade e costuma localizar-se nos ossos do crânio e da face e, com menor frequência, na bacia e na omoplata. Embora os osteomas se caracterizem por um crescimento lento e por nunca se tornarem malignos, por vezes, o seu desenvolvimento pode originar complicações devido à compressão das estruturas adjacentes, como as nervosas, se o tumor for no crânio.
O osteoma osteóide é constituído por osteoblastos, células formadoras de osso e caracteriza-se por apresentar uma zona central onde predomina a destruição do osso, denominado "ninho" e rodeado por uma camada de osso muito duro. Costuma manifestar-se entre os 10 e os 25