Patologia Óssea
- Osteoporose
Causa: Desbalanço do equilíbrio entre Osteoblasto e Osteoclasto (Entre produção e destruição óssea. Podendo ser regulada pelo PTH(Paratormônio)
Prevalência: Principalmente em mulheres, depois da menopausa acelera muito o processo de osteoporose.
-Lesão de cartilagem por crescimento
Causa: Se fraturada, pode ser irremediavelmente lesada provocando seqüelas futuras relacionadas com o crescimento ósseo, como deformidade ou encurtamento do membro.
TIPOS DE FRATURAS
TIPO I - a fratura atinge horizontalmente a cartilagem de crescimento. Tem bom prognóstico porque o plano de clivagem é no nível das células hipertrofiadas e não atinge a camada germinativa. Tratamento conservador.
TIPO II - semelhante ao tipo I, só que há um fragmento metafisário triangular. Valem as mesmas considerações quanto ao prognóstico e tratamento.
TIPO III - o traço de fratura atinge verticalmente o núcleo de crescimento, de a superfície articular até a cartilagem de crescimento e, depois, segue por esta estrutura até a periferia do osso. Tem mal prognóstico, pois com a consolidação secundária forma-se calo ósseo interno que bloqueia o crescimento na região da fratura. Com o tempo surge deformidade. Tem tratamento cirúrgico.
TIPO IV - o traço de fratura atinge a articulação, o núcleo de ossificação, cruza a cartilagem de crescimento e termina na metáfise. Valem as mesmas considerações para o tipo III. Tratamento cirúrgico.
TIPO V - Esmagamento da cartilagem de crescimento provocado por força axial. Esta lesão não aparece na radiografia inicial, é bastante grave e não há tratamento específico. Só é diagnosticada retrospectivamente, com o surgimento da seqüela.
- Osteomielite
Causa: Ela surge quando há uma fratura exposta e a mesma vira um local de entrada de bactérias que podem acometer osso, tendões e músculos próximos infectados.
Fatores de risco: Diabetes e lesões recentes.
SINTOMAS
Dor no osso
Febre
Desconforto geral,