tumores ósseos
TÉCNICO EM RADIOLOGIA
KEOMA CARRIL, JÉSSIKA DIAS, JULIENE SOARES, ELZA BRAGA, JOYCE REGIS
TUMORES ÓSSEOS
MANAUS
2014
CENTRO EDUCACIONAL LITERATUS – CEL
TÉCNICO EM RADIOLOGIA
KEOMA CARRIL, JÉSSIKA DIAS, JULIENE SOARES, ELZA BRAGA, JOYCE REGIS
TOMORES ÓSSEOS
Seminário apresentado ao curso técnico em radiologia do Centro Educacional Literatus–Cel na área da saúde para obtenção de nota do módulo de membro superiores.
Prof. Fabianne Lima
MANAUS
2014
TUMORES ÓSSEOS
Na maioria das vezes quando o médico fala que um paciente está com câncer nos ossos, está se se referindo a uma metástase óssea de outro órgão. Isto é denominado câncer metastático.
Tumores ósseos são aqueles que iniciam no próprio osso. O principal tipo de tumor ósseo é o sarcoma. Os sarcomas podem se iniciar no osso, músculo, tecido fibroso, vasos sanguíneos e tecido adiposo, podendo se desenvolver em qualquer parte do corpo.
Existem vários tipos diferentes de tumores ósseos, e suas nomenclaturas estão relacionados à localização do osso ou do tecido circundante atingido e do tipo de células que formam o tumor. Alguns tumores ósseos primários são benignos, e outros podem ser malignos.
OS PRINCIPAIS TIPOS DE TUMORES ÓSSEOS
Osteossarcoma
O osteossarcoma ou sarcoma osteogênico é o câncer ósseo primário mais comum, e se inicia nas células ósseas. Ele ocorre mais frequentemente em jovens com idade entre 10 - 30, mas cerca de 10% dos casos ocorre em pessoas entre 60 - 70 anos, sendo mais comum em homens do que em mulheres. Estes tumores se desenvolvem com mais frequência nos ossos dos braços, pernas e pelve.
Condrossarcoma
É um câncer que se desenvolve nas células que formam a cartilagem. É o segundo tipo mais comum de tumor ósseo primário. Esse tumor é raro em pessoas com idade inferior a 20 anos, sendo mais comum em homens.