tumor osseo
Osteossarcoma - O osteossarcoma ou sarcoma osteogênico é o câncer ósseo primário mais comum, e se inicia nas células ósseas. Ele ocorre mais frequentemente em jovens com idade entre 10 - 30, mas cerca de 10% dos casos ocorre em pessoas entre 60 - 70 anos, sendo mais comum em homens do que em mulheres. Estes tumores se desenvolvem com mais frequência nos ossos dos braços, pernas e pelve.
Condrossarcoma - É um câncer que se desenvolve nas células que formam a cartilagem. É o segundo tipo mais comum de tumor ósseo primário. Esse tumor é raro em pessoas com idade inferior a 20 anos, sendo mais comum em homens. Os condrossarcomas podem se desenvolver em qualquer lugar onde existe cartilagem, como pelve, pernas ou braços. Ocasionalmente, se desenvolve na traqueia, laringe, parede torácica, escápula, costelas ou crânio. Alguns condrossarcomas têm características distintas e possuem diferentes prognósticos:
1. Condrossarcoma Diferenciado - Se iniciam como condrossarcoma típico, mas, em seguida, algumas partes do tumor se transformam em células similares as do osteossarcoma ou fibrossarcoma. Esta variante do condrossarcoma tende a ocorrer em pacientes mais velhos e é mais agressivo do que os condrossarcomas habituais.
2. Condrossarcoma de Células Claras - É uma variante rara de desenvolvimento lento. Raramente se dissemina para outros órgãos, a menos que já tenha recidivado localmente várias vezes.
3. Condrossarcomas Mesenquimais - Podem crescer rapidamente, mas, são sensíveis à radioterapia e quimioterapia.
Sarcoma de Ewing - É o terceiro tipo mais comum de tumor ósseo e o segundo mais comum em crianças e adolescentes. A maioria dos tumores de Ewing se desenvolve nos ossos, mas podem se iniciar em outros órgãos e tecidos. Os locais mais comuns são a pelve, parede torácica e ossos das pernas ou braços. O sarcoma de Ewing ocorre com mais frequência em pessoas brancas.
Histiocitoma Fibroso Maligno - O histiocitoma fibroso