Câncer de Esófago
O que é câncer de esôfago? O esôfago é um tubo mais ou menos reto formado por várias camadas concêntricas que ligam a boca ao estômago. Câncer de esôfago ocorre quando as células na camada mais interna da parede (mucosa) multiplicam descontroladamente. Inicialmente, essas células que se multiplicam formam uma protuberância que afeta a mucosa, mas logo invade ou infiltram-se as camadas externas da parede do esôfago. Então, o câncer pode invadir órgãos adjacentes (pulmão, coração aorta, ...) e metástase, tanto nos linfonodos e através do sangue para outros órgãos. Eles sabem que, basicamente, existem dois tipos de câncer no esôfago. Carcinoma de células escamosas ou espinocelular, que é de longe o mais freqüente (90%) e adenocarcinoma do esôfago, que normalmente aparece em uma lesão conhecida como o esôfago de Barrett e afeta o terço inferior do esôfago.
Como é o câncer de esôfago? Tal como acontece com todos os cancros, a causa final é uma alteração de genes em uma célula, de modo que fica fora de sua multiplicação. Estes genes poderão ser alterados pela ação de substâncias chamadas cancerígenas.
A incidência varia muito de um país para outro. Além disso, o câncer de esôfago afeta 1,5-3 homens para cada mulher e ocorre geralmente após a idade de sessenta anos. O consumo de tabaco, tanto fumado e mascado, a ingestão de álcool, alimentos salgados e bebidas excessivamente quentes são fatores fortemente associados com o câncer do esôfago. A síndrome de Plummer-Vinson (que é uma desordem da pele e membranas mucosas, especialmente os digestivos associados à anemia por deficiência de ferro e, geralmente, ocorrem em mulheres), muitas vezes degenera em um câncer do esôfago. Uma situação especial é adenocarcinoma do esôfago que normalmente (mas não sempre) é originária de áreas do esôfago anteriormente afetados por uma anomalia chamada de esôfago de Barrett. Este distúrbio ocorre quando o