Cancêr de esôfago
Luana Rosa Bricoli
Cancêr de esôfago
São Paulo, 24/06/14
Cancêr de esôfago
O câncer no esôfago é uma doença no qual células malignas começam a desenvolver-se no revestimento interno do músculo e, dependendo de sua evolução, podem atingir suas outras camadas. Existem duas formas comuns de câncer de esôfago: o Carcinoma Espinocular e o Adenocarcinoma. O Carcinoma espinocelular (também conhecido como Cacinoma Epidermóide) é um tipo de câncer que se forma a partir de alterações das células escamosas. Ocorre mais freqüentemente na parte inicial e média do esôfago, porém pode ocorrer em todas as regiões do órgão. O carcinoma epidermóide escamoso é responsável por grande parte dos casos de Câncer de Esôfago. O Adenocarcinoma é um tipo de câncer que se forma a partir de alterações das células glandulares. Ocorre mais freqüentemente na parte final do esôfago, perto do estômago.
Causas:
O esôfago de Barrett é considerado um fator de risco para o adenocarcinoma de esôfago. Alguns subtipos de câncer estão ligados a fatores de risco particular:
* A maioria dos doentes têm mais de 60 anos e é mais comum em homens;
* A probabilidade é maior em pessoas que têm parentes próximos com câncer;
* Tabagismo e álcool aumentam o risco de desenvolvimento de câncer de esôfago e, juntos, parecem aumentar o risco mais do que individualmente;
* Doença do refluxo gastroesofágico e o consequente esôfago de Barrett aumentam o risco de câncer devido à irritação crônica da mucosa (adenocarcinoma é mais comum nessa condição, enquanto todos os outros fatores de risco mais predispõem para o carcinoma de células escamosas).
Prevencão: A prevenção do câncer de esôfago pode ser realizada através de algumas mudanças de hábitos. Há maneiras de adotar atitudes saudáveis que diminuem a exposição ao risco ao câncer de esôfago, como ter uma dieta rica e evitar o consumo freqüente de alguns alimentos.
* Tomar