2690993701/91
361 palavras
2 páginas
Seminário (resumo) Carta encíclica RERUM NOVARUM PAPA LEÃO Xlll. INTRODUÇÃO:1-Sobre a condição dos operários. (15 de maio de 1891).
O Papa Leão Xlll, tinha dois grandes motivos ao escrever a carta RERUM NOVAREM, o primeiro era de fato fazer justiça, no que se tratava da classe operária, a segunda, era defender sua própria causa, pois e sabido que desde aquela época a igreja católica já possuía uma grande quantidade de terra, esse é um dos motivo de ser contra o socialismo.
2-Causas do conflito: era com certeza a falta de boa vontade, a cobiça, a usura, a ganância, a ambição, fato visto até hoje.
3- A solução socialista: É do sistema socialista o compartilhamento por todos de todas as coisas, através da administração governamental, fato que ia contrário aos interesses da igreja católica.
4- A propriedade particular: PAPA LEÂO Xlll defendia que a aquisição de propriedade por parte do operário seria o reconhecimento de seus esforços através do seu trabalho, assim ele deixou bem claro. O que não é dito, é, como um operário conseguiria comprar uma propriedade sendo ele um mísero empregado, sem direito à quase nada. Se nos tempo de hoje que a lei reconhece um pouco mais os direitos dos trabalhadores, não se consegue adquirir sua casa própria, como seria capaz naquela época?
5-Uso comum dos bens criados e propriedade particular deles: Em uma das passagens diz: de onde se segue que deve ter sob o seu domínio não só os produtos da terra, mas ainda a própria terra, que, pela sua fecundidade, ele vê estar destinada a ser a sua fornecedora no futuro. Essa passagem do texto é bem filosófica, entre outras. Mais desde os tempos remotos até os tempos de hoje, os frutos colhido da terra, assim, como a própria terra, não estão sob o domínio da grande maioria das pessoas, que pelos mesmos motivos das causas de