Locus de controle
DISCIPLINA DE SEMINÁRIO TEMÁTICO X – JOGOS DE EMPRESA / 8º SEMESTRE
CONCEITO DE LOCUS DE CONTROLE
DIA 19/11/2012
LOCUS DE CONTROLE: descreve as maneiras nas quais os indivíduos atribuem responsabilidade pelos eventos que ocorrem em suas vidas. Ele pode ser Interno e Externo.
LOCUS INTERNO DE CONTROLE: são aqueles que acreditam que podem moldar seus destinos através de suas próprias capacidades e esforços. Buscam sempre analisar qual foi a sua contribuição para tudo o que lhes acontece. A partir desta análise, definem como agirão da próxima vez para evitar acontecimentos não desejados.
Como se vêem responsáveis pelos problemas que enfrentam, acreditam também que a solução também está em si próprios. Agindo desta forma, sentem-se potentes para mudar situações vivenciadas.
LOCUS EXTERNO DE CONTROLE - são aqueles que acreditam que o sucesso depende de fatores tais como: chance, política, condições da comunidade, ambiente econômico e sorte.
Tendem a sempre buscar um fator externo responsável pelo o que lhe aconteceu.
Como atribuem a responsabilidade pelo que lhes acontecem a fatores externos, também acreditam que a solução de seus problemas esteja fora de si, ou seja, dependem dos outros para que as situações sejam transformadas. Assim, livram-se da frustração pelo fracasso, mas também ficam impotentes diante dos problemas.
(ROTTER, 1954; ADAPTADO POR JOACIR MARTINELLI)
A QUEM RESPONSABILIZO (AUTOLIDERANÇA)
No ano de 1982, iniciou-se uma pesquisa comandada pelo psicólogo David McClelland
(Universidade de Harvard), que teve como objetivo a identificação das características dos empreendedores de sucesso. O estudo demorou 03 anos e foi realizado em 34 países.
Pesquisa semelhante foi divulgada através do livro “A Lei do Triunfo”, escrito por Napoleon
Hill. O autor pesquisou o hábito de pessoas de sucesso, durante 20 anos. As duas pesquisas