Cálcio
O Cálcio é um elemento dos sais minerais que funcionam como "co-fatores" do metabolismo no organismo. Sem eles as reações metabólicas ficariam tão lentas que não seriam efetivas. Embora presentes na dieta, alguns minerais nem sempre são ingeridos nas quantidades suficientes para satisfazer as necessidades metabólicas, especialmente durante a fase de crescimento, estresse, trauma, perda de sangue e algumas doenças.
Muitos corredores têm deficiência de minerais, isto porque exercício vigoroso acelera a perda pela urina e suor. De todos os nutrientes, o cálcio é o mineral mais abundante no nosso organismo, sendo que 99% dele está presente nos dentes e ossos; estando o restante concentrado nos líquidos corporais e nos tecidos.
Para o bom funcionamento fisiológico, o cálcio presente no sangue e nos líquidos que envolvem as células deve ser mantido em baixa concentração. Quando a alimentação não dá a quantidade diária necessária de cálcio, o organismo encarrega-se de captar o cálcio existente nos ossos. No entanto, esta reação defensiva do corpo revela-se perigosa e pode levar a graves acidentes, pois o esqueleto fica enfraquecido. Crianças e adolescentes que ingerem a quantia mínima de cálcio durante muito tempo podem mesmo impedir que a massa óssea atinja os níveis de referência.
Além da sua importância para a formação de tecidos, fortalecimento e estruturação óssea, este mineral participa também na constrição e relaxamento dos vasos sanguíneos, na transmissão do impulso nervoso, na contração muscular, na segregação de hormônios, na ação das proteínas e enzimas, na coagulação do sangue e na oxigenação dos tecidos, no combate as infecções e mantém o equilíbrio de ferro no organismo.
PAPEL BIOLÓGICO
FUNÇÕES E IMPORTÂNCIA
O cálcio é armazenado no retículo endoplasmático das células. Atua como mediador intracelular, cumprindo uma função de segundo mensageiro como, por
exemplo, o íon Ca2+, que intervém na contração dos músculos.