Custos da Qualidade
Demonstrar as vantagens de aplicar recursos na melhoria da qualidade nem sempre é uma tarefa fácil. Uma maneira de realizar essa tarefa é utilizar o conceito de custos da Qualidade.
A melhoria da qualidade é um fator principal no ganho de parcela de mercado (market share) e no aumento da margem de lucro, através da diminuição geral do custo de fabricação, conforme citado por
Saleh (2001).
Essa diminuição dos custos de fabricação está ligada diretamente aos seguintes fatores:
1. Menos retrabalho, desperdício, movimentação de material e acabamentos nos produtos;
2. Menos retorno de produtos com defeito dos clientes e consequentemente menos custo de frete;
3. Menos horas de inspeção e testes e consequentemente menos postos de trabalho de inspeção; 4. Menos serviço de recebimento de reclamações e consequentemente menos funcionários trabalhando no serviço de atendimento a clientes e análises técnicas de reclamações de clientes, entre outros. “o custo da qualidade é o catalisador que leva a equipe de melhoria da qualidade e o restante da gerência, à plena percepção do que está acontecendo. Antes, limitavam-se muitas vezes a simular que seguiam o programa, só para causarem boa impressão”.
Crosby (1979)
Custos da qualidade são os custos associados com a obtenção e manutenção da qualidade em uma organização, tanto em manufatura quanto em serviços.
As definições de custos de qualidade variam de acordo com a definição de qualidade e estratégias adotadas pela empresa, o que leva a diferentes aplicações e interpretações.
Juran:
Custos da qualidade são aqueles custos que não deveriam existir se o produto saísse perfeito da primeira vez.
Juran associa custos da qualidade com as falhas na produção que levam a retrabalho, desperdício e perda de produtividade. Feigenbaum: