custos ambientais
O Grupo Gafisa (Gafisa, Alphaville e Tenda), não apresenta em seus relatórios quaisquer de suas demonstrações contábeis informações ambientais. Entretanto, em seu programa de sustentabilidade apresenta suas preocupações e atuações nas atividades ambientais, inclusive citando projetos e suas economias com a redução no consumo de água e energia. O Grupo vende um produto dito “ecológico”, o qual a pessoa física recebe um produto, que no decorrer do uso evita maiores gastos. Em relação ao meio ambiente as conclusões do grupo foram a seguinte:
Proteção ao meio ambiente
Para cada projeto a ser lançado existe uma dinâmica de aprovação diferente, e diversas autorizações são exigidas pelos órgãos competentes, inclusive as ambientais, uma vez que cada município segue uma diretriz para a ocupação do solo e muitas vezes uma legislação ambiental própria. Nesse cenário, a AlphaVille detém papel fundamental, já que contribui para a normatização de muitos municípios que não exigem licenças importantes, elevando o padrão de exigência e estreitando o relacionamento com esses órgãos.
A cada início de projeto, é realizada uma pesquisa completa sobre a legislação da cidade para que a Companhia possa operar dentro dos padrões próprios, sempre considerando e respeitando a legislação ambiental local na elaboração do Estudo do Impacto Ambiental.
A fim de garantir a execução dos compromissos assumidos no processo de licenciamento e a minimizar os impactos ambientais, a AlphaVille instituiu, em 2008, a gerência de meio ambiente, que é responsável, entre outras atividades, pela assessoria nos licenciamentos ambientais e pelo monitoramento das obras, principalmente junto aos engenheiros responsáveis.
Em 2010, dando continuidade às melhorias de processos internos, a Companhia adquiriu um softwarede gestão ambiental e iniciou o armazenamento de dados de todas as etapas de cada empreendimento, desde o licenciamento junto aos órgãos competentes até a execução da obra.