Conceito de Banco de Dados Orientado a Objetos
1) Conceitue Banco de Dados Orientado a Objetos (BDOO). (1,5 ponto)
R: Banco de dados são conjuntos de dados estruturados que organizam informação. Para manipular as informações que estão contidas no banco de dados, onde é utilizado um Sistema
Gerenciador de Banco de Dados (SGBD), que é responsável pelo gerenciamento dos dados. No banco de dados orientado a objetos cada informação é armazenada na forma de objetos, isto é, utiliza a Estrutura dos dados, chamada Orientação a Objetos, a qual se encontra nas linguagens mais modernas. A diferença de Banco de Dados Relacional e um Banco de dados
Orientado: O Sistema Gerenciador de Banco de Dados Relacional (SGBDR), tudo o que você vê são os dados e em um Sistema Orientado a Objetos, tudo o que você vê é o comportamento.
Não significa que um é melhor que outro: o modelo Orientado a Objetos funciona melhor em sistemas com comportamento complexo e específico de estados, nos quais os dados são secundários, ou em sistemas nos quais os dados são acessados, através de navegação, em uma hierarquia natural (por exemplo, listas de materiais).
2) Considerando que em um BDOO cada entidade do mundo real é modelada como um objeto e a cada objeto são associados um estado e um comportamento, dê um exemplo de objeto, seu estado, seu comportamento e a qual classe ele pertence. (1,5 ponto)
R: Objeto: Uma Lâmpada
Estado: – Define os estados possíveis que um objeto pode assumir
São os valores dos atributos (propriedades)
Ex.: A lâmpada pode estar: Acesa ou Apagada
Comportamento: – São as funções que podem ser executadas por um determinado objeto
– Corresponde aos métodos
– O que você pode fazer com esse objeto
Ex.: A lâmpada pode: Acender ou Apagar
Classe: Modelo ou esquema a partir do qual os objetos são criados (instanciados)
• Modelam os objetos definindo:
– Tipo de dados que o objeto armazena, ou seja, os estados possíveis que ele pode assumir
(atributos).