Banco de dados
RESUMO
Os banco de dados orientados a objetos começaram a crescer no começo da metade dos anos 80, até então os dados eram armazenados em arquivos, no entanto em 1970 Codd propôs a criação de linguagens de alto nível para melhorar a manipulação de dados de forma eficiente.
O conceito de programação orientada a objeto teve inicio na linguagem Simulla 67, mas apenas na linguagem SmallTalk 80 estes conceitos foram refinados.
O desenvolvimento de banco de dados orientado a objetos teve origem na combinação de idéias dos modelos de dados tradicionais de nas linguagens de programação orientadas a objetos. Os modelos de dados orientados a objetos tem um papel importante para os sistemas de gerenciamento de banco de dados em primeiro lugar porque são mais adequados para o tratamento de objetos complexos (textos, gráficos, imagens ) e dinâmicos (programas, simulações).
Sistemas de gerenciamento de banco de dados orientados a objeto combinam conceitos a objeto com capacidade de bancos de dados e, portanto, têm o potencial de fornecer poderosos repositórios para aplicações avançadas de bancos de dados.
Uma vez que tenhamos uma idéia básica do que se trata BDOO poderei neste artigo apresentar uma visão geral sobre a aplicação do paradigma orientado a objetos em banco de dados.
Palavras-chave: BDOO, SGBD, modelo de dados.
INTRODUÇÃO
Os banco de dados são amplamente utilizados hoje no mercado e sua tecnologia vem causando grande impacto no crescimento do uso de computadores. Um banco de dados de acordo com Elmasri (2005) é uma coleção de dados relacionados e os dados são fatos que podem ser gravados e que possuem um significado implícito.
Os modelos de dados definem um conjunto de conceitos para a representação de dados. Existem modelos para diferentes níveis de abstração de representação de dados:
Modelos conceituais;
Modelos lógicos;
Modelos Físicos.
Os modelos conceituais modelam de forma mais