gasometria arterial
PaCO2 = Respiratório PH < 7,35 = ACIDOSE e
PH > 7,35 = ALCALOSE
O CO2 está relacionado com as trocas gasosas, então sempre o CO2 é respiratório, qualquer alteração que há no CO2 ou para cima ou para baixo a causa foi respiratória.
Sobrou o q para o bicarbonato, se ele não é respiratório ele é? Metabólico, então qq. alteração q haja do bicarbonato é considerada alteração metabólica. pH normal: 7,35
CO 2 normal : 35-45
Bicarbonato normal: 26-
Se estamos com o pH dentro de 7,35 e 7,45 podemos falar q estamos em equilíbrio acido – básico.Só q algum dos 2 parâmetros pode está alterado ,então existem 05 situações mas 04 mais comuns que é quando temos o pH tendendo a ser menor q 7,35 que é uma situação de acidose e se for maior q 7,45 é uma alcalose.
Acidose
Alcalose
Se o pH é baixo é acido
Se o pH é alto é básico ou alcalotico
Existem essas 02 questões.Tanto o CO2 quanto o HCOˉ3 podem causar qq. uma dessas coisas.
Tanto o CO2 quanto o HCOˉ3 podem causar essas alterações .
PaCO2 = ↑ ACIDOSE
↓ ALCALOSE HCOˉ3 = ↑ ALCALOSE (BÁSICO)
↓ ACIDOSE Se temos alterações para cima do CO 2 o q acontece com o pH? Fica ácido.Pq o CO2 vai juntar com a água e vai formar bicarbonato e liberar H + no meio.Ou saber q com o CO2 podemos fazer acido carbônico.Temos a liberação de bicarbonato, mas não necessariamente com o aumento de CO2 faz o bicarbonato subir para equilibrar ,temos a liberação de ácido quando o CO2 aumenta pq forma gás e forma acido carbônico tb aumenta a acidose no momento e então e o bicarbonato sobe mas ele não sobe por uma ação do CO2.
O PaCO2 em excesso no organismo vai gerar uma acidose
E se o PaCO2 estiver baixo vai gerar uma alcalose
O HCOˉ3 em excesso vai gerar uma alcalose
E o HCOˉ3 estiver baixo vai gerar uma acidose
O pessoal tem mania de beber bicarbonato para acabar com a azia,