custos ambientais
O gerenciamento das informações e as tomadas de decisões estão diretamente ligados ao bom uso de um sistema de custeamento, adequado à realidade de cada empresa, bem como ao conhecimento da maioria dos custos que envolvem o processo produtivo.
Nesse contexto, além dos custos já conhecidos, como os fixos e os variáveis, os diretos e os indiretos, surgem os custos ocultos como parte integrante da cadeia produtiva e/ou da prestação dos serviços. Sendo assim, é de fundamental importância o seu estudo e conhecimento para uma boa visualização do funcionamento da entidade como um todo.
A mensuração e a contabilização desses custos ainda não fazem parte das rotinas empresarias, mas estudos e teorias encontram-se sendo formulados em diversas academias, tais como visando o alcance do objetivo da verificação, reconhecimento e da mensuração dos custos ocultos do processo produtivo.
Neste artigo, procura-se aprofundamento em nível de verificação dos custos ocultos em operações de serviços. Tal estudo foi realizado em uma sociedade de economia mista com controle estatal.
Para tanto, realiza-se uma revisão de literatura, na qual se aborda a origem dos custos ocultos, a natureza dos fatores causadores e seus elementos. Em seguida, aportam-se custos ocultos em operações de serviços e as formas de tratamento dos custos ocultos. O item seguinte trata da metodologia utilizada para realização do estudo de caso, finalizando com a análise de resultado e considerações finais. 2 Custos ocultos
2.1 Origem dos custos ocultos
Segundo Savall e Zardet (1991), os custos ocultos são o resultado de uma interação permanente e complexa entre as estruturas da empresa e os comportamentos humanos, aqueles criados a partir do ortofuncionamento e dos disfuncionamentos da organização.
Acrescentam ainda que:
[...] se a origem dos custos ocultos reside nestas ligações complexas entres dois grupos de variáveis, um outro nível de observação é possível; com efeito, as interações entre as