RELAÇÕES ECOLOGICAS
RELAÇÕES INTRAESPECÍFICAS HARMÔNICAS:
Sociedade: Indivíduos da mesma espécie, mantendo-se anatomicamente separados, e que cooperam entre si por meio de divisão de trabalho. Geralmente, a morfologia corporal está relacionada à atividade que exercem. Ex: abelhas, cupins, formigas, etc.
Colônia: Uma colônia é o agrupamento de vários indivíduos da mesma espécie que apresentam um elevado grau de dependência entre si, podendo ou não ocorrer divisão do trabalho. indivíduos associados anatomicamente. Estes podem se apresentar semelhantes (colônias isomorfas), ou com diferenciação corporal de acordo com a atividade que desempenham (polimorfas). Ex: determinadas algas (1º exemplo) e caravela portuguesa (2º exemplo).
Esclavagismo: é um tipo de relação ecológica entre seres vivos onde um ser vivo se aproveita das atividades, do trabalho ou de produtos produzidos por outros seres vivos. ocorre quando esse tipo de relação se desenvolve entre indivíduos da mesma espécie, como por exemplo, entre os leões, o "macho alfa" do bando é um esclavagista porque se aproveita do trabalho das leoas. No caso das hienas, a "matriarca" do bando é uma esclavagista porque se aproveita do trabalho do bando.
RELAÇÕES INTRAESPECÍFICAS DESARMÔNICAS:
Canibalismo: Canibalismo é uma relação de predatismo intraespecífico em que seres de uma mesma espécie comem outros seres da sua própria espécie.
Muitas espécies de peixes devoram os alevinos de sua própria espécie, jacarés e crocodilos também devoram filhotes das suas espécies. As fêmeas da aranha viúva-negra e dos insetos louva-a-deus devoram o macho logo após acasalamento, para obter as proteínas de seu organismo, necessárias para