Relações Ecologicas
Os seres que participam de uma comunidade estão em completa interação; cada ser está relacionado com outros. O tipo de relacionamento que esses seres mantêm entre si é muito variável e está dividido em dois tipos básicos: interespecifico e intraespecífico.
Relações interespecíficas (entre indivíduos de espécies diferentes)
Mutualismo: é uma interação ecológica entre indivíduos de duas espécies diferentes em que ambas são beneficiadas. Há interdependência entre eles. Um não sobrevive separado do outro.
Exemplos:- Formigas do gênero Atta e fungos cultivados por elas; -Algas e fungos na formação do líquen;-Cupins e protozoários que habitam o seu intestino;
Protocooperação: é uma interação ecológica entre duas espécies diferentes que resulta em benefício mútuo, porém não há interdependência. Cada uma delas pode viver separadamente da outra. A interação aumenta a taxa de crescimento de ambas.
Exemplos:Caranguejo e anêmonas; -Anu e gado; -Pássaros que retiram sanguessugas da boca do jacaré.
Comensalismo: é a interação ecológica entre duas espécies, que resulta em benefício para uma delas enquanto a outra não sofre efeito algum. O comensalismo pode incluir relações alimentares como também abrigo, suporte e proteção.
Exemplos: Rêmora e tubarão;
Plantas epífitas (orquídea, por exemplo) e as árvores suporte; • Pássaros que se alimentam de restos na boca de jacarés.
Amensalismo: é a interação ecológica entre duas espécies, em que uma delas inibe o crescimento da outra; E ela permanece sem ser afetada. A espécie inibida é denominada amensal.
Exemplos: Os antibióticos produzidos por fungos inibem o crescimento de bactérias;
Competição: a competição ocorre quando duas espécies lutam por algo que não existe em quantidade suficiente para ambas. Por exemplo: alimento, luz, espaço, nutrientes. Predação: é o tipo de interação ecológica entre duas espécies diferentes, em que uma delas (a presa) é atacada e morta pela outra (o