Relações Ecológicas
Relações ecológicas são as relações dos seres vivos entre si e o meio, em uma comunidade.
Em Ecologia, chamamos de comunidade a totalidade de organismos vivos que fazem parte do mesmo ecossistema e interagem entre si. A comunidade é o nível mais elevado de um ecossistema.
O Ecossistema, por sua vez, é o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos que atuam sobre essas comunidades.
Quando as relações ecológicas ocorrem entre indivíduos de uma mesma espécie, elas são chamadas Relações Intra-específicas. E quando ocorrem com indivíduos de espécies diferentes são chamadas Relações Inter-específicas.
Intraespecíficas => entre a mesma espécie
Interespecíficas => entre espécies diferentes
As relações ecológicas, tanto intra como interespecíficas podem ser positivas ou negativas para os indivíduos que estão se relacionando.
Quando essas relações são positivas, elas são chamadas de Relações Harmônicas, onde ambos indivíduos são beneficiados; ou quando apenas um é beneficiado, mas sem causar danos ao outro.
Já as relações negativas, são chamadas de Relações Desarmônicas, e são aquelas onde ambos indivíduos se prejudicam; ou quando apenas um tira proveito, prejudicando o outro indivíduo.
Relações Intraespecíficas podem ser:
Harmônicas - Colônias e Sociedades
Desarmônicas - Canibalismo e Competição
Relações Interespecíficas podem ser:
Harmônicas - Comensalismo, Protocooperação, Inquilinismo, Mimetismo e Mutualismo
Desarmônicas - Amensalismo, Competição, Esclavagismo, Herbivorismo, Parasitismo e Predatismo.
ABAIXO VOU FALAR SOBRE CADA UM DESSES TIPOS DE RELAÇÕES ECOLÓGICAS E CITAREI EXEMPLOS DE SERES VIVOS INTERAGINDO EM CADA UMA DELAS.
1. Relações Ecológicas Intraespecíficas Harmônicas
Colônia relações ecológicas
As colônias são associações de indivíduos da mesma espécie que formam uma unidade estrutural e funcional diferente do organismo individual.