Relaçoes Ecologicas
Em um ecossistema, os seres vivos relacionam-se com o ambiente físico e também entre si, formando o que chamamos de relações ecológicas. As relações ecológicas ocorrem dentro da mesma população (isto é, entre indivíduos da mesma espécie), ou entre populações diferentes (entre indivíduos de espécies diferentes). Essas relações estabelecem-se na busca por alimento, água, espaço, abrigo, luz ou parceiros para reprodução.
Colônias: São formadas por vários seres vivos da mesma espécie que ficam agrupados formando uma entidade, onde interagem trabalhando em conjunto.
Essa relação intra-específica (relação entre indivíduos da mesma espécie), onde todos trabalham pelo bem comum é encontrada entre corais, esponjas, algumas bactérias e algas, medusas cnidárias, entre outros, sendo impossível a sobrevivência de um indivíduo se for separado da colônia.
Sociedades: São associações entre indivíduos da mesma espécie, organizados de um modo cooperativo. Os indivíduos colaboram com a sociedade em que estão integrados graças aos estímulos recíprocos. Sempre observamos a existência de hierarquia, uma divisão de funções para cada membro participante, o que gera indivíduos especialistas em determinadas funções aumentando a eficiência do conjunto e sobrevivência da espécie, a ponto de ocorrerem seleções na escolha da função de acordo com a estrutura do corpo de cada animal. Por exemplo, formigas soldados são maiores e possuem mais veneno que as formigas operárias; a abelha rainha é grande e põe ovos, enquanto que as abelhas operárias são menores e não põem ovos.
Comensalismo: Associação em que um indivíduo aproveita restos de alimentos de outro indivíduo, sem prejudicá-lo, é uma das relações entre organismos de espécies diferentes que se caracteriza por ser benéfica para uma espécie, não causando prejuízo para a outra espécie.
EX: O urubu ou abutre é um comensal do homem. O homem é o ser da natureza que mais desperdiça alimentos. Grande parte dos