APLICANDO OS CONCEITOS DE MVA E EVA
MBA EM FINANÇAS
Trabalho Final da Disciplina
Finanças Internacionais e Valuation
Florianópolis
2014
2
Gabrielle Cristina de Sousa
Aplicando os conceitos de MVA e EVA
Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de
Finanças Internacionais e Voluation para obtenção de avaliação.
Florianópolis
11 de Março de 2014
3
INTRODUÇÃO
Com as constantes alterações no mundo globalizado, cria-se cada vez mais a necessidade de se obter informações relativas a riqueza que as empresas estão proporcionando a seus beneficiados, deste modo surge a preocupação das empresas na utilização de medidas adequadas a cerca de seu desempenho financeiro e econômico, não só para prestar uma informação correta aos interessados mas também para tomar medidas e rever processos a fim de continuar a gerar lucro e valor. Para tanto existem os indicadores de desempenho ou de criação de valor, o Economic Value Added (EVA) que mensura a criação de valor proporcionada pela empresa e o Market Value Added (MVA) que dá informações do valor de mercado das mesmas.
Este trabalho tem como objetivo compreender a aplicação dos conceitos de
MVA e EVA.
4
1 ECONOMIC VALUE ADDED - EVA
O indicador EVA, valor econômico adicionado, mede a capacidade das empresas de gerar ou não riqueza por meio da remuneração dos acionistas acima do custo dos seus investimentos. Este indicador é um instrumento de análise de desempenho avaliando os resultados já alcançados. Ele é considerado uma ferramenta gerencial interna sobre a geração de valor para o sócio e suas informações são oriundas de dados contábeis e projeções econômicas.
Stewart (1991) sintetiza o EVA como o lucro Operacional líquido menos o custo de capital de todo o capital empregado. Kimura (1999) define como método de cálculo do EVA a taxa de retorno menos o valor da taxa de custo de oportunidade.
EVA
= r c
LEGENDA
Taxa de retorno
Custo de capital
r c r = r =
R