Resumo de segunda guerra
Com 50 milhões de mortos, a pior de todas as guerras teve início em setembro de 1939, com a invasão alemã à Polônia. Terminou em agosto de 1945, com o lançamento de duas bombas atômicas norte-americana no Japão.
Alemanha destroçada
As pesadas punições impostas pelo Tratado de Versalhes, após a Primeira Guerra Mundial, levaram a Alemanha a uma crise sem precedentes na década de 1920: a economia estava em frangalhos; os governantes não conseguiam dar um novo rumo ao país; e a população estava descontente e humilhada. Em 1929, a quebra da Bolsa de Nova York, que fez as ações norte-americanas perder valor de um dia para o outro, devastou o pouco que restava da economia alemã. O numero de desempregados subiu para 6 milhões de pessoas e os investimentos estrangeiros foram cortados.
Hitler no poder
O cenário de crise generalizada na Alemanha for ideal para que partidos políticos com propostas radicais ganhassem destaque. Um deles foi o Partido Nacional-Socialista, chamado de Partido Nazista, cujo líder era Adolf Hitler. As idéias de Hitler contagiaram a população. Em seus discursos, o líder nazista exaltava a superioridade da raça ariana – da qual os alemães diziam descender –, pregava o uso da força militar e culpava povos não-arianos, em se especial os judeus, pela situação em que se encontrava o país. Com esses ideais, Hitler virou chanceler em 1933, apoiado pela maioria da população alemã.
Início do conflito
Em 1934, Hitler consolidou-se no poder, depois de realizar manobras políticas para dissolver o Parlamento e tornar ilegais os outros partidos políticos. Era o começo do 3º Reich (3º Reino), tendo Hitler como seu Führer (líder máximo). O ditador alemão reformulou as Forças Armadas e começou sua política expansionista. Em 1938, a Alemanha a Áustria e parte da Tchecoslováquia. Em 1º de setembro de 1939, invadiu a Polônia. Dois dias depois, a Inglaterra e a França declararam guerra à Alemanha.
Apoio popular e