Custo
No consórcio modular, o produto de uma empresa como a Man, os caminhões/ônibus são feitos por fornecedores, o qual cada parceiro se instala em determinada parte da linha de produção, para compor seu material, no produto final. Em geral, são empresas dentro de uma outra empresa máster. A linha de montagem, depende da interação dos fornecedores/parceiros e da logística de cada, para que se tenha as peças corretas, na hora e local certo. A escolha de parceiros é feita, através da análise de tecnologia e proximidade de cada parceiro(fábrica), de sua matriz(MAN). A matriz cede o espaço, para que os parceiros levem a mão-de-obra, ferramentas, etc. A matriz tem um ganho nos custos, pois não precisa se preocupar com despesas extras como mão-de-obra, por exemplo.
No vídeo, o 1º módulo é trabalhado pela Maxial, o qual instala a hidráulica e sistema de freios. 2º módulo temos a Méritor, responsável pela suspenção dianteira/traseira e a Supersix, responsável pelas molas. 3º módulo a Méritor também insere o eixo e pneu. No 4º módulo a Powertrain é responsável pelo motor e transmissão. No 5º e último módulo a AKC solda todos os componentes. A Cabina é montada separada e enviada ao setor da Canese, responsável pela pintura. No final, o conjunto é enviado a Continental que faz todos os ajustes finais, como montagem da cabina no chassi e seus componentes internos. O produto final passa por testes finais, para que se analise a qualidade. Se notado alguma falha, é identificado a parte com problemas e seu respectivo setor na linha de montagem.
Custo, Despesa e Gastos.
Pode-se entender por custo, todos os custos(gastos) que tem numa empresa ligada a produção; como mão-de-obra, insumos, energia, maquinário, etc.
Despesa são os gastos que se tem numa empresa, indireta ao produto. Não está ligado a produtividade; exemplo manutenção, aluguel.
Gastos é a junção dos dois, é aplicado ao conjunto de custo + despesas. Investimento num patrimônio ativo, que vai gerar