Resumo Rosseau
O Contrato Social (1762) uma das suas principais obras, na qual o autor procura um estado social legítimo, a vida social é considerada sobre a base de um contrato em que cada contratante regula sua liberdade ao bem da comunidade, procurando proceder sempre de acordo com a vontade geral, afastado da corrupção. O poder, para ele, deve estar nas mãos do povo, através da força política dos cidadãos, a população tem que tomar cuidado ao transformar seus direitos naturais em direitos civis, afinal "o homem nasce bom e a sociedade o corrompe".
Relacionado a esse contexto, o filme Instinto, discute sobre as mesmas questões da obra de Rosseau, liberdade, a manipulação, solidariedade, e o poder. Nele um estudioso da vida animal passa a viver na floresta, insere-se progressivamente entre os animais, ficando a par de seus hábitos e comportamentos, até mesmo sendo incorporado numa família de gorilas, e por consequência disso foi preso e rotulado como demente. Acusado de matar vários guardas florestais, foi detido em uma penitenciária de segurança máxima para doentes mentais agressivos, seu caso levantou a curiosidade de um psiquiatra, que com paciência, investigou sua família e apresentou confiança para ele se expressar da maneira que fosse mais conveniente.
Depois de algum tempo de terapia, descobre o motivo da violência, certa vez na floresta, quando estava junto com os gorilas, foi surpreendido por guardas florestais que atacaram cruelmente os animais, e ele em proteção da sua “família”, reage agressivamente e assassina vários guardas.
Quando estava prestes a ser liberto, outro prisioneiro,