Calculando o IMC
EDUCANDO FÍSICA CALCULANDO IMC DOS ALUNOS E COMUNIDADE
Objetivo Geral: Calcular o índice de massa corporal (IMC) de todos os alunos e seus pais para avaliar e distribuir os alunos por categoria: subnutrido, peso saudável, sobrepeso e obesidade, orientando-os para que mudem os hábitos alimentares e físicos e participar da Semana da educação Alimentar.
Objetivos específicos: que o aluno conheça o seu índice e o de seus pais adotando no dia-a-dia uma alimentação mais saudável.
Público alvo: alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e comunidade (pais de alunos).
Justificativa: Somos o que comemos. Para ter uma alimentação equilibrada é preciso que todos tenham uma dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. Para isto necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões.
Variar os tipos de cereais de carnes, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos. As vitaminas e minerais é que dão as diversas colorações.
Tudo isto combinado vai nos livrar de muitas doenças, sendo que as principais doenças da atualidade são decorrentes dos péssimos hábitos alimentares das pessoas que cada vez mais dão menos importância, a uma alimentação saudável e à prática de exercícios físicos.
Atividades: Pesar e medir os alunos, fazer gráficos deles, e também dos pais, trazer um palestrante para falar com os pais e alunos, dos benefícios de uma alimentação saudável e da prática de exercícios físicos diários para reverter os critérios do IMC formulado pela Organização mundial de saúde. Detectar alunos aparentemente com IMC normal de saúde mas que se acham gordo ou magro.
Avaliação: após cada atividade, fase do projeto, redirecionando-o caso seja necessário.
Professores:
Antonio Luiz Rachela
Sandro dos Santos Silva