Vida e Obra de Rosseau
O objetivo desta atividade é fazer um resumo crítico com os quesitos pré-estabelecidos da Obra O Contrato Social do importante filósofo, teórico político e escritor Jean Jacques Rosseau.
Rosseau nasceu em 28 de junho de 1.712 na cidade de Genebra – Suíça e morreu em 2 de julho de 1.778 em Ermenoville – França. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo, sendo que suas ideias influenciaram a Revolução Francesa de 1.789.
Rosseau não conheceu sua mãe, pois ela morreu no momento do parto. Foi criado pelo pai, até os dez anos de idade. Na adolescência foi estudar em uma escola religiosa, sendo que estudou muito e desenvolveu grande interesse pela leitura e música.
No final da adolescência foi morar em Paris e, na fase adulta, começou a ter contatos com a elite intelectual da cidade. Foi convidado por Diderot para escrever alguns verbetes para a Enciclopédia.
No ano de 1762, Rousseau começou a ser perseguido na França, pois suas obras foram consideradas uma afronta aos costumes morais e religiosos. Refugiou-se na cidade suíça de Neuchâtel. Em 1765, foi morar na Inglaterra a convide do filósofo David Hume.
De volta à França, Rousseau casou-se com Thérèse Levasseur, no ano de 1767. Escreveu, além de estudos políticos, romances e ensaios sobre educação, religião e literatura. Dentre suas principais obras estão:
• Discurso Sobre as Ciências e as Artes
• Discurso Sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens
• Do Contrato Social
• Emílio, ou da Educação
• Os Devaneios de um Caminhante Solitário
Destas podemos destacar sua obra principal DO CONTRATO SOCIAL. Nesta obra, defende a ideia de que o ser humano nasce bom, porém a sociedade o conduz a degeneração. Afirma também que a sociedade funciona como um pacto social, onde os indivíduos, organizados em sociedade, concedem alguns direitos ao Estado em troca de proteção e organização.
"O ser humano verdadeiramente livre apenas quer o que pode e faz o que lhe agrada.”
LIVRO I
CAPÍTULO