OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS
OS JOGOS E BRINCADEIRAS COMO FERRAMENTAS DE ESTIMULAÇÃO
DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Patícia
Orientadora:
Wany Sousa
Pós – Graduação:
Supervisão Escolar, Orientação Educacional e Inspeção Escolar
Avenida Getúlio Vargas nº329, Centro - Leoplodina Mg
Tel:
CEP: 36700-000
(32) 3441 - 5676( 32) 8867 – 5676 secretaria@cursorazao.com 2
RESUMO
O presente artigo descreve sobre a importância dos jogos e brincadeiras no processo de ensino – aprendizagem. Através da brincadeira a criança exercita todas as suas potencialidades, desenvolvendo seu lado social, motor e cognitivo.
Investigaremos as influências positivas que os jogos e as brincadeiras exercem na aprendizagem da criança, sinalizando as concepções de um dos grandes teóricos sobre a aprendizagem infantil: Lev
Semenovich Vygotsky, que entre outros grandes estudiosos, destaca a necessidade de as atividades lúdicas estarem presentes nas fases do desenvolvimento e da aprendizagem. Neste sentido, esta investigação tem por objetivo analisar e discutir o papel das brincadeiras, dos jogos e dos brinquedos como instrumento na construção da aprendizagem da criança. Para tanto, a fundamentação teórica busca a contribuição de diversos autores que tratam do assunto.
Os jogos e brincadeiras podem ser utilizados como ferramentas estimuladoras, facilitadoras e enriquecedoras que através do lazer e com prazer estimulam satisfatoriamente todo o processo de aprendizagem do indivíduo. Cabe ao professor propiciar através dos recursos adequados às necessidades de sua escola jogos e brincadeiras com intuito de garantir aos alunos um aprendizado eficaz.
Palavras – Chave: jogos, brincadeiras, lúdico
ABSTRACT
This article discusses about the importance of games and play in the teaching - learning process. Through play a child exercises its full potential by developing its social side, motor and cognitive development.
Investigate the positive influences that play games and play in a