1234
Alcanos - Propano, por exemplo, é usado no queimador de gás propano, e butano em isqueiros descartáveis. Os dois alcanos são usados como propelentes em sprays aerosol. Alcanos com uma cadeia de aproximadamente 35 ou mais átomos de carbono são encontrados em betume, utilizado, por exemplo, na superfície das estradas.Alcanos - propano e butano, principais componentes do GLP (Gás liquefeito de Petróleo ou "gás de botijão"). Estes gases líquidos são usados em isqueiros etc.
Os alcanos estão entre os compostos orgânicos menos reativos frente aos reagentes comuns de laboratório; de fato seu outro nome, “parafinas”, deriva de expressão latina que significa que eles têm pouca afinidade por outros reagentes.
Não se deixe enganar pelo significado disto. Lembre-se que boa parte dos combustíveis (gás de fogão, gasolina, óleo diesel, querosene, etc.) é constituída por alcanos: a grande quantidade de energia obtida é gerada na reação dos alcanos com o oxigênio do ar. A combustão, em que os alcanos reagem com O2, produzindo CO2 e libertando grandes quantidades de energia.
O metano, por exemplo, pode formar misturas com o ar que são perigosamente explosivas: essas misturas são responsáveis por grande número de acidentes em minas de carvão.
Os alcenos diferem dos alcanos pela presença de uma insaturação, uma ligação π (pi), que confere considerável reatividade aos alcenos frente a muitos reagentes comuns de laboratório.
O eteno, ou etileno, constitui o mais simples dos alcenos e se apresenta como um gás incolor e insolúvel na água. Esse gás tem a propriedade de formar líquidos oleosos quando em reação com cloro ou bromo, daí ter sido chamado de gás oléfiant (gás gerador de óleo). Desse nome surgiu a denominação “olefinas”, empregada para todos os alcenos.
Alcenos - Os alcenos raramente ocorrem na natureza. O mais comum é o eteno, produzido durante o amadurecimento das frutas. Outro alqueno é o