Silicose
Curso de Enfermagem - Saúde do Trabalhador
O QUE É SILICOSE?
Sinônimos: fibrose massiva progressiva, silicoproteinose.
A silicose é uma pneumoconiose (doenças pulmonares causadas pelo acúmulo de poeira nos pulmões) causada pela inalação de partículas de sílica. A sílica (ou óxido de silício) é o principal componente da areia e matéria prima para a fabricação do vidro e do cimento.
É uma doença pulmonar resultante da exposição do ser humano à poeira contendo sílica livre que existe em determinados ambientes de trabalho.
ONDE EXISTE ESTA POEIRA, E EM
QUAIS OCUPAÇÕES?
A poeira contendo sílica livre encontra-se presente em ambientes de trabalho nos quais, em algum momento, pedras ou areias são quebradas ou fragmentadas pela ação do ser humano.
A silicose é uma doença profissional e geralmente afeta os que trabalham em túneis e galerias e todas as demais pessoas expostas ao pó de sílica. Como, por exemplo:
Trabalhar em pedreiras.
Fabricação de abrasivos
Fabricação de vidros
Mineração
Escavação
Construção de estradas e edifícios
Jateamento de areia
Corte de pedras
TIPOS DE SILICOSE
Existem três tipos de silicose:
Silicose crônica simples - resulta da exposição por um longo período
(mais de 20 anos) a pequenas quantidades de pó de sílica. O pó de sílica causa inchaço nos pulmões e nos linfonodos do peito. Essa doença pode fazer com que as pessoas tenham dificuldades para respirar. Essa é a forma mais comum de silicose.
Silicose acelerada - ocorre após a exposição a maiores quantidades de sílica em um curto período (de 5 a 15 anos). O inchaço dos pulmões e os sintomas ocorrem mais rápido do que na silicose simples.
Silicose aguda - resulta da exposição a quantidades muito grandes de sílica em um curto período. Os pulmões ficam muito inflamados e podem se encher de líquido, causando forte falta de ar e baixos níveis de oxigênio no sangue.
A fibrose massiva progressiva pode