Silicose
O QUE É
SÍLICA: O termo sílica refere-se: aos compostos de dióxido de silício - SiO2, nas suas várias formas incluindo sílica cristalina. O pó fino da sílica surge na moagem, trituração, jateamento, lixamento, perfuração e outras operações com material que contém sílica. Nem todas as poeiras provocam silicose, apenas as que têm pó muito fino de sílica. É um mineral muito duro que aparece em grande quantidade na natureza, pois e encontrada nas areias e na maioria das rochas. A sílica pode ser encontrada em formas cristalinas, tais como o quartzo, a tridimita, a cristobalita e a Trípoli, ou na forma amorfa como a sílica gel ou a sílica coloidal (arranjos estruturais da Sílica). As três formas mais importantes da sílica cristalina, do ponto de vista da saúde ocupacional são o quartzo, a tridimita e a cristobalita. Estas três formas de sílica também são chamadas de sílica livre ou sílica não combinada para distinguí-las dos demais silicatos. A sílica livre cristalizada, cuja forma mais conhecida é o quartzo, é a sílica cristalina não combinada com nenhum elemento químico. Ela e a principal causadora da doença denominada SILICOSE.
SILICOSE: A silicose é uma doença causada pela inalação de poeiras que contém quantidade variável de sílica, e que quando acumulada nos pulmões causa o endurecimento do mesmo em consequência da reação dos tecidos pulmonares.
A ocorrência da doença depende de vários fatores, dentre eles, a suscetibilidade individual, o tamanho das partículas (dependendo do tamanho das partículas elas podem não penetrar no corpo e ir parar nos pulmões), o tempo de exposição e a concentração de sílica livre respirável.
Silicose não passa de uma pessoa para outra a doença só atinge quem trabalha em locais com poeira de sílica.
A exposição à poeira de sílica também pode causar câncer de pulmão.
COMO A SÍLICA AGE NO PULMÃO: Ao entrar nas vias respiratórias, essa poeira se deposita nos alvéolos pulmonares e fica ali para sempre. Como o organismo