Os problemas centrais da economia
Escola de Minas- EM
Departamento de Produção - DEPRO
Disciplina: Economia I - PRO 241
Professor: Romério Rômulo
Alunas: Ana Carolina Castro Ana Clara Zimer Luma Alvarenga Mariana Martins
Os Problemas Centrais da Economia
Introdução
A cada momento novos desafios (problemas) para o mundo da economia vêm surgindo. Um deles é satisfazer as necessidades humanas e que determinado bem econômico, seja ele, um bem material (concreto, ou seja, bens em que se pode mensurar, dá características, ex. uma casa, um barco, etc.) ou bem imaterial (abstrato,ou seja,bens em formas de serviços,ex.: a consulta do médico com o seu paciente,o ensino da professora ,os serviços bancários e dos correios,etc.) possa ter repercussão no mercado. É através dessas necessidades humanas que a Economia entra em campo para responder as indagações seguintes: “O que, Quanto, Como e Para Quem produzir”.
Em relação o que produzir, primeiro temos que fazer uma análise (estudo) geral da sociedade, pois a Economia como uma ciência social não estuda somente interesses individuais de poucos, mas os interesses de toda uma coletividade. Feito estas análises agora podemos determinar qual a quantidade de produtos a ser produzido e em que proporções serão colocados à disposição da sociedade. A principal variável que podemos relacionar com “o que e em que quantidade” é através da demanda. Pois devido este fator podemos estudar o comportamento da coletividade, ou seja, saber quais produtos estão satisfazendo as necessidades humanas no mercado e em que proporções.
O outro problema fundamental da Economia é a questão de como será produzido os bens, ou seja, os fatores de produção que serão aplicados durante o processo de produção. Tais fatores como: Matéria-prima, bem de capitais tangíveis, Tecnologia, mão-de-obra qualificada (especializada – Divisão do Trabalho). Antes de tudo, temos que observar que a maioria dos recursos que a natureza dispõe ao