Desenvolvimento historico do estado
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DO ESTADO
- Egípcios, babilônicos, persas, assírios
IDADE ANTIGA - Estado Teocrático
3000 a. C. até - Israel queda de Roma - Grécia (Polis)
476 d. C. - Roma (Civitas) (invasão bárbara, queda do Império Romano).
IDADE MÉDIA - feudalismo
476 d. C. – 1492 - Igreja Romana - Absolutismo (Revolução Francesa, marco na reação contra o absolutismo). (Iluminismo, Renascença, Reforma).
IDADE MODERNA - Revolução Francesa (Revoluções Burguesas) - Estado Liberal - Estado Social 1917: Revolução Russa – Estado Socialista Década de 30 – Estado nazista - Estado fascista (Totalitários ou autoritários)
ESTADO ANTIGO
- Origem violenta.
- Território indefinido, aumentava ou diminuía de acordo com o sucesso nas guerras.
- População heterogênea, pois, devido às guerras ela era formada pelos povos conquistados e escravizados, além da população de origem.
- Poder concentrado em uma só pessoa que retinha funções políticas, religiosas, jurídicas e militares.
- Sociedade dividida em castas incomunicáveis
Exemplos do Estado antigo são Israel, Roma e Grécia.
ISRAEL
- Estado que se diferenciou dos outros por já possuir uma noção de Direitos Humanos, concedendo direitos a povos escravizados e conquistados o que na maioria dos Estados não acontecia. Os mandamentos dados a Moisés delimitavam a conduta do chefe e seus poderes, ele seria chefe apenas militar e civil, mas não religioso por não possuir o poder divino. Quem detinha o poder religioso eram os profetas que tinham o respeito da comunidade, previam situações e eram inclusive consultados pelos reis. Este dualismo entre os reis e os ensinamentos dos profetas limitava o poder do rei.
ESTADO GREGO