Livro da história de bonsucesso
Conferência Geral das Nações unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro, de 13 a 14 de junho de 1992.
Objetivo
Estabelecer uma aliança mundial nova e eqüitativa mediante a criação de novos níveis de cooperação entre os Estados, os setores-chaves das ssociedades e as pessoas, procurando alcançar acordos internacionais em que se respeitem os interesses de todos e se proteja a integridade do sistema ambiental e de desenvolvimento mundial, reconhecendo a natureza integral e independente da Terra.
Princípios
1. Seres humanos com direito a uma vida saudável e sustentável; 2. Cada Estado tem o direito de aproveitar e zelar seus própios recursos sem causar danos ao meio ambiente; 3. Direiro ao desenvolvimento desde que haja proteção à integridade do sistema ambiental das gerações presentes e futuras; 4. Desenvolvimento sustentável e proteção ao meio ambiente no processo de desenvolvimento; 5. Todos devem cooperar na erradicação da pobreza para o desenvolvimento sustentável; 6. Priorizar as necessidades dos países em desenvolvimento ou mais vulneráveis do ponto de vista ambiental; 7. Os Estados deverão cooperar em espírito de solidariedade mundial para conversar, proteger e restabelecer a saúde e a integridade do ecossistema da Terra. 8. Os Estados deveriam reduzir e eliminar as modalidades de produção e consumo insustentáveis; 9. Os Estados deveriam cooperar para o fortalecimento da sua própria capacidade de chegar ao desenvolvimento sustentável; 10. Qualquer pessoa deverá ter acesso adequado as informações sobre o meio ambiente, materiais e atividades que ocasionem perigo as suas comunidades; 11. Os Estados deverão promulgar leis eficazes sobre o meio ambiente; 12. Os Estados deveriam cooperar na promoção de um sistema econômico internacional favorável e aberto que conduzisse ao crescimento econômico a ao desenvolvimento sustentável de todos os países; 13. Os