PROJETO A HORA DA ESTRELA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA SÃO RAFAEL Rua Amapá, s/n – Distrito de Bonsucesso – Coruripe-AL E-MAIL’S: saorafaelescola@gmail.com/emebsaorafael@gmail.com
Professora: Vânia Avelina da Silva
Gestor: Eritan Carlos Mathias Silva
Coordenadora: Rosicléa Rodrigues dos Santos
Série: 9º ano
Duração: 2 meses e 29 dias
Período: de 19 de agosto a 18 de novembro de 2015
A Hora da Estrela!
“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história”. (Bill Gates)
Distrito de Bonsucesso
2015
Apresentação
A escola, sendo um espaço propício ao incentivo à leitura, é capaz de fazer com que o aluno ponha em questão o universo em que está inserido, dando-lhe margens para interagir como sujeito que pensa. O aluno não pode se limitar às ideias de educadores que veem a leitura como simples decodificação de símbolos gráficos, sem buscar na sua essência os pressupostos básicos de fazer aflorar o senso crítico nos seus alunos, partindo de uma necessidade própria de instigar constantemente, socializar a curiosidade e não se satisfazer com ideias prontas, sabendo julgá-las quando necessário.
O professor é fundamental nesse processo, garantindo o espaço e as condições para que os alunos se mostrem nas suas histórias, nas suas preocupações; é ela quem vai identificar, nesse universo de representação que se desvela, os temas, os problemas e os interesses a serem trabalhados pelo grupo. Não é priorizando os aspectos mecânicos da leitura que a escola criará um leitor reflexivo, crítico e participativo, capaz de estabelecer relações com seu mundo. Essencial é a função que o professor vai exercer no encaminhamento do processo da leitura.
O aluno deve ter acesso aos mais variados materiais de escrita, sem, contudo, tornar-se passivo