A psicopedagogia no contexto atual
Há alguns anos atrás o mercado procurava profissionais especialistas, ou seja, aqueles que dominavam determinada especialidade. Hoje, buscam profissionais generalistas, capazes de desenvolver várias atividades diferentes, profissionais criativos, com capacidade de promover mudanças e quebrar paradigmas.
A Administração é determinante não só para o processo do desenvolvimento econômico das organizações, mas também é fator modelador das sociedades e do modo como procedem pessoas e instituições. A Administração com seus conceitos amplos contribuem na formação do profissional empreendedor, aquele que possui habilidade de ver e avaliar oportunidades, capaz de prover recursos necessários para se colocar em vantagem e iniciar ação apropriada para assegurar o sucesso. O empreendedor tem um novo olhar sobre o mundo à medida que presencia sua evolução.
A Psicopedagogia pode ser vista, na atualidade, como um movimento de buscas e conhecimentos. O mundo está passando por mudanças a cada dia. A sociedade atual pode ser chamada de sociedade da informação e o psicopedagogo tem como desafio compreender esta sociedade, este novo tempo, este nosso espaço, ser capaz de planejar, organizar, empreender para alcançar seus objetivos.
Vivemos hoje em complexas relações que estabelecemos com os outros e com os conteúdos do mundo, de um modo rápido demais. Este contexto contemporâneo impõe ao sujeito e a nós “futuros” psicopedagogos um movimento de revisão, de mudança de paradigmas. As principais perspectivas atuais do nosso trabalho psicopedagógico, e de mostrar outras possibilidades de viver, diferentes das estabelecidas, das que emergem no cotidiano como tarefas que não podemos deixar de fazer.
Aprender a aprender é tarefa essencial, mas muitos não aprendem, sofrem o fracasso nesta ação e, com isso, dificuldades de aprendizagem e exclusão social tornam-se resultados do processo educacional como um todo. Contribuir para a superação do