Arteterapia
A psicopedagogia ganha hoje cada vez mais espaço e importância no tecido social. Muitos dos envolvidos com os processos escolares apontam o psicopedagogo como aliado na proposição de novos caminhos para a melhoria da aprendizagem daqueles que fracassam nos processos desenvolvidos na educação formal.
O Psicopedagogo é o profissional indicado para assessorar e esclarecer a escola a respeito de diversos aspectos do processo de ensino-aprendizagem e tem uma atuação preventiva. Na escola, o psicopedagogo poderá contribuir no esclarecimento de dificuldades de aprendizagem que não têm como causa apenas deficiências do aluno, mas que são consequências de problemas escolares.
1. INTRODUÇÃO
A Psicopedagogia é uma formação recente e está conquistando seu espaço em nível teórico, científico e profissional. Os estudos referentes à Psicopedagogia, no Brasil, têm uma história de aproximadamente 30 anos.
Inicialmente dedicou-se à pesquisa, por meio de grupos de estudos, que refletiam sobre a prática educacional.
Nesses últimos tempos, percebe-se o acréscimo de profissionais buscando compreender melhor esse processo. O espaço profissional da Psicopedagogia reúne diversos profissionais como psicólogos, pedagogos e psicopedagogos, cuja atividade está relacionada com a maneira como as pessoas, que têm dificuldades de aprendizagem aprende e se desenvolvem.
Buscam-se intervenções por meio de atividades que são pensadas e elaboradas individualmente de acordo com a necessidade de cada sujeito, com o objetivo de ajudá-lo a superar suas dificuldades.
De acordo com Coll (2000), a Psicopedagogia, como espaço profissional continua estando entre nós, essencialmente vinculada aos processos educativos escolares, ainda que, recentemente, e com certo atraso em relação a um processo similar experimentado em outros países próximos, tenha começado a produzir-se um tímido movimento de abertura progressiva a outros tipos de