Antropologia Cultural geral e de Franz Boas
Culturalismo Norte Americano
A Antropologia Norte Americana tem seu foco pautado nas diversidades culturais. Através de estudos comparativos das sociedades podemos observar que estas diversidades são ilimitadas. Esta antropologia é intitulada como Antropologia Cultural busca observar de forma individual o comportamento. E com estes fatores observamos a relação evidente entre etnologia e a psicologia na antropologia norte americana. François Laplantine esquece por sua vez de delimitar o que ele denomina antropologia americana, pois se trata de um estudo norte americano.
A antropologia norte americana através principalmente de Franz Boas reformulou a Antropologia Evolucionista aonde os antropólogos trabalhavam de modo especulativo não faziam pesquisas de campo, Boas atualizou o evolucionismo e criou o Neo – Evolucionismo. Que deu origem a pesquisas de campo mais elaboradas.
A Antropologia Cultural e uma antropologia empírica a sua principal característica e o principio de continuidade e descontinuidade entre natureza e cultura de um lado e de outro só a cultura. Os culturalistas evidenciam principalmente o principio de descontinuidade.
A uma relação grande entre a Antropologia Norte-Americana, a psicanálise e a psicologia.
Para compreender melhor o que é Antropologia Cultural necessitamos observar as diferenças entre a Antropologia Social, pois ela é a totalidade das relações que os grupos têm entre si, já a Antropologia Cultural é a Social só que objetivadas nos comportamentos individuais de cada pessoa deste grupo.
Entre as características principais desta antropologia esta a Observação direta que é um traço indutivo. Estas observações têm como objetivo procurar compreender a natureza de aquisição e transmissão culturais uma característica difusionista.
A antropologia Cultural estuda o social em sua evolução, através do processo de aceleração de adoção ou imposição de uma cultura